Skip to Content

Fim de Tarde com Freire

WhatsApp Image 2021-08-28 at 10.31.47.jpeg

Em 19 de setembro de 2021, comemoramos 100 anos do nascimento de Paulo Freire. Em todo o Brasil e no mundo, várias iniciativas vêm sendo realizadas em celebração à sua memória, como educador brasileiro, reconhecido como educador do mundo e, entre nós, como educador do povo.  

Como parte do movimento das comemorações do Centenário, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, junto ao Fórum de EJA/ES, e ao Centro de Educação, propõe o Fim de Tarde com Freire no dia 04 de setembro, às 16h30, com o objetivo acolher e discutir experiências educativas desenvolvidas por diferente grupos com a Educação Popular, a cultura popular e práticas escolares inspiradas no pensamento e práxis de Freire.

O encontro será realizado através da sala do Jitsi no link: https://meet.jit.si/FimDeTardeComFreire 

1º Encontro Regionalizado do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo

Cartaz de divulgação

No dia 21 de agosto de 2021, Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo realizou o 1º Encontro Regionalizado com  o objetivo de dialogar, a partir de dados estatísticos e das experiências locais de gestores, educandas(os) e educadoras (es) da EJA, e segmentos da sociedade civil, sobre a política implementada. 

Homenagem ao Companheiro Henrique José Alves Rodrigues

PSX_20201208_224601.jpg

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo sofre com a perda do grande companheiro Henrique José Alves Rodrigues, falecido no dia 05 de dezembro, aos 43 anos. Desde sua entrada na Universidade Federal do Espírito Santo, em 2018, ele assumiu a subcoordenação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), com prática docente vinculada ao curso de licenciatura em Educação do Campo. Atuou no Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo desde sua criação, sendo um de seus coordenadores.

Compartilhamos aqui com os companheiros dos fóruns de EJA do Brasil a homenagem que a ele prestamos:

https://drive.google.com/file/d/1zzfx6Wf6o5TQYPqIDrJ2WiIs6ITHV4oO/view?usp=sharing

A EJA RESISTINDO COM ARTE: Na Ousadia de Esperançar

WhatsApp Image 2020-11-18 at 21.37.30.jpeg

No atual momento em que vivemos, com o retorno das atividades presenciais em plena pandemia por parte da rede estadual de educação do Espírito Santo, consideramos necessário ampliar a prática do encontro e do diálogo entre os diferentes segmentos que atuam no contexto da EJA em nosso estado, para que possamos nos organizar e nos fortalecer por meio de ações coletivas de resistência e afirmação dos princípios da Educação Popular.

Com esse propósito, o Fórum EJA/ES convida a todos e todas para a terceira plenária virtual, com o tema "A EJA resistindo com arte na ousadia de esperançar", que será realizada no dia 25 de novembro, das 19h às 21h.

A plenária será realizada através do Jitsi, no link https://meet.jit.si/A_EJA_RESISTINDO_COM_ARTE e também será transmitida ao vivo pelo canal do Fórum EJA/ES no YouTube no link https://youtu.be/MPGmr3aaGwQ.

Contamos com a sua importante participação neste momento de trocas, resistências e esperanças.

A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: LUTA PELO DIREITO À APRENDIZAGEM E À VIDA

Flyer- 2 plenaria.jpg

Conforme discutido na última plenária virtual, compreendemos como essencial nos organizarmos coletivamente para lidar com as questões que emergem no cotidiano da EJA em nosso estado neste período pandêmico. 

Com esse compromisso, o Fórum EJA/ES realizará no dia 30/09 das 19h às 21h, nossa segunda plenária virtual, que terá como temática "A Educação de Jovens e Adultos no contexto de pandemia: luta pelo direito à aprendizagem e à vida" e contará com a participação especial da prof. Maria Margarida Machado do Fórum Goiano de EJA e professora da UFG.

A plenária será feita através do Jitsi, pelo link: https://meet.jit.si/PlenáriaFórumEJA/ES e também será transmitida ao vivo pelo Canal do Fórum EJA/ES no YouTube: https://youtu.be/k6yaY4Sr3Q0

Contamos com a participação de todos e esperamos que estejam cuidando uns dos outros. 

Abraços

Conteúdo sindicalizado