Skip to Content

INSCREVA-SE NA PÁGINA DO FACEBOOK DO FORUM EJA RIO

Acesse AQUI e curta a página do facebook do Fórum EJA/RJ.

INSCREVA-SE NO CANAL DO FORUM EJA RIO NO YOUTUBE

Acesse AQUI e se inscreva no canal do Youtube. Lembre-se de marcar o sininho para receber informações novas.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS FÓRUNS DE EJA JULHO/2020

Clique abaixo para acessar o conteúdo do documento.

 

MANIFESTO dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras

Manifesto assinado pelos Fóruns de EJA do Brasil como membro do FNPE e lançado para adesões de outros coletivos individuais.

Para acessar o manifesto completo clique aqui

Para assinatura e divulgação do manifesto clique aqui

NOTA PÚBLICA DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Retorno às aulas exige segurança, não ao retorno precipitado! Segue abaixo a nota pública.

 

LIVE do Fórum EJA RJ dia 17 de agosto de 2020 às 14 horas

 

O Fórum EJA Rio apresenta sua 4ª live com o tema “Mundos do trabalho e EJA: reflexões em tempos de pandemia”. Na realização dessa conversa, ainda mais necessária nesse momento, contamos com as professoras Jaqueline Ventura da UFF e Ricardo Festi da UNB, mediada por Fernanda Paixão do IFRJ - Campus Duque de Caxias.

Fórum EJA e mais 04 entidades se retiram do Grupo de Trabalho do Plano de Retomada na SME/RJ

Em 06 de agosto de 2020, essas entidades que compõe o GT da Retomada da SME/RJ vem a público indicar a não assinatura/votação do Plano de Retomada pautado para uma reunião hoje, bem como a sua saída do referido GT, por entender que as últimas dinâmicas impostas pela Secretaria Municipal de Educação/RJ e pelo Prefeito Marcelo Crivella têm desrespeitado os princípios republicanos de zelo pelo desenvolvimento de políticas públicas e principalmente de coerência e clareza nas decisões a serem tomadas, estas que foram invariavelmente indicadas e definidas de forma unilateral pela SME, impossibilitando a ampliação dos debates com os diversos setores que representamos (pais, professores, funcionários e educandos/as, estes últimos que nem tiveram participação na composição do GT. 

Leia a carta na íntegra clicando no anexo abaixo

 

NOTA DAS ENTIDADES QUE COMPÕEM O GRUPO DE TRABALHO INSTITUÍDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EM 29 DE JUNHO DE 2020

Nós, entidades da sociedade civil que compomos esse GT vimos a público esclarecer e publicizar questões em torno do caráter e limites desse GT no que tange o seu papel de definidor de datas e protocolos em torno do retorno presencial das aulas nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, em destaque aquelas informadas pela Secretária de Educação, professora Talma Romero Suane, nas duas últimas reuniões realizadas, nos dias 20/07 e 22/07 de 2020.

 

Para a nota acesse o link abaixo

NOTA CONJUNTA SOBRE A TERMINALIDADE NA OFERTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Já está disponível a nota para consulta em formato pdf. Acesse clicando no anexo abaixo.

 

3ª LIVE DO FÓRUM EJA RIO NO YOUTUBE

A terceira LIVE versará sobre - Olhares, desafios e reflexões sobre a educação inclusiva na modalidade EJA. Ela ocorrerá dia 20 de julho de 2020 entre 14:30 e 16 horas.

 

Terminalidade na EJA?

Ocorreu no dia 06 de julho de 2020 às 19 horas um colegiado ampliado extraordinário para discutir a possível ou não terrminalidade na EJA.

Clique AQUI para acompanhar o debate sobre a possível ou não terminalidade na EJA.

Fórum EJA responde discute reeducação das relações étnico-raciais e a luta antirracista na EJA

Na 6ª edição do Programa “Fórum EJA responde” o tema abordado é reeducação das relações étnico-raciais e a luta antirracista na EJA. A presença negra é massiva na Educação de Jovens e Adultos e precisamos discutir como a escola pode atuar na desconstrução do racismo estrutural em nossa sociedade. A professora, pedagoga e especialista em raça, etnias e educação do povo negro, Waldineia Teles, é quem vai nos ajudar a pensar sobre essas questões.  

 

NOTA DE REPÚDIO SOBRE A POSSIBILIDADE DE RETORNO ÀS AULAS EM JULHO

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do estado do Rio de Janeiro vem a público repudiar a possiblidade de retorno às aulas, em julho, nas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, já que até esse momento não temos decréscimos duradores e sustentáveis da curva de contágio, considerando, ainda, o baixo número de testes e, portanto, de confirmação de casos.

Para acessar a NOTA DE REPÚDIO, clique no anexo ABAIXO.

Não perca o Fórum EJA responde do dia 18/06 que abordará o financiamento da EJA e FUNDEB

O forúm EJA responde do dia 18 de junho de 2020 abordou a questão do financiamento da EJA e FUNDEB em contexto de incertezas. Venha e assista o nosso canal clicando AQUI.

 

SEGUNDA LIVE DO FORUM EJA/RJ - O "NÃO" LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO REMOTA

A partir das reflexões suscitadas na nossa 1ª LIVE, organizamos essa 2ª conversa. As falas serão organizadas com os questionamentos trazidos por cada um de nós. 

Esta LIVE ocorreu dia 15 de junho de 14:30 às 16 horas.

Divulgue entre seus contatos e reserve esse tempo para refletirmos juntos.

 

Fórum EJA Responde - Reposição e reorganização do calendário letivo da EJA no período de distanciamento social

O Fórum EJA Responde recebe a professora Analise para falar sobre Reposição e reorganização do calendário letivo da EJA no período de distanciamento social.

 

Conteúdo sindicalizado