Skip to Content

INSCREVA-SE NA PÁGINA DO FACEBOOK DO FORUM EJA RIO

Acesse AQUI e curta a página do facebook do Fórum EJA/RJ.

INSCREVA-SE NO CANAL DO FORUM EJA RIO NO YOUTUBE

Acesse AQUI e se inscreva no canal do Youtube. Lembre-se de marcar o sininho para receber informações novas.

NOTA DAS ENTIDADES QUE COMPÕEM O GRUPO DE TRABALHO INSTITUÍDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EM 29 DE JUNHO DE 2020

Nós, entidades da sociedade civil que compomos esse GT vimos a público esclarecer e publicizar questões em torno do caráter e limites desse GT no que tange o seu papel de definidor de datas e protocolos em torno do retorno presencial das aulas nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, em destaque aquelas informadas pela Secretária de Educação, professora Talma Romero Suane, nas duas últimas reuniões realizadas, nos dias 20/07 e 22/07 de 2020.

 

Para a nota acesse o link abaixo

NOTA CONJUNTA SOBRE A TERMINALIDADE NA OFERTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Já está disponível a nota para consulta em formato pdf. Acesse clicando no anexo abaixo.

 

3ª LIVE DO FÓRUM EJA RIO NO YOUTUBE

A terceira LIVE versará sobre - Olhares, desafios e reflexões sobre a educação inclusiva na modalidade EJA. Ela ocorrerá dia 20 de julho de 2020 entre 14:30 e 16 horas.

 

Terminalidade na EJA?

Ocorreu no dia 06 de julho de 2020 às 19 horas um colegiado ampliado extraordinário para discutir a possível ou não terrminalidade na EJA.

Clique AQUI para acompanhar o debate sobre a possível ou não terminalidade na EJA.

Fórum EJA responde discute reeducação das relações étnico-raciais e a luta antirracista na EJA

Na 6ª edição do Programa “Fórum EJA responde” o tema abordado é reeducação das relações étnico-raciais e a luta antirracista na EJA. A presença negra é massiva na Educação de Jovens e Adultos e precisamos discutir como a escola pode atuar na desconstrução do racismo estrutural em nossa sociedade. A professora, pedagoga e especialista em raça, etnias e educação do povo negro, Waldineia Teles, é quem vai nos ajudar a pensar sobre essas questões.  

 

NOTA DE REPÚDIO SOBRE A POSSIBILIDADE DE RETORNO ÀS AULAS EM JULHO

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do estado do Rio de Janeiro vem a público repudiar a possiblidade de retorno às aulas, em julho, nas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, já que até esse momento não temos decréscimos duradores e sustentáveis da curva de contágio, considerando, ainda, o baixo número de testes e, portanto, de confirmação de casos.

Para acessar a NOTA DE REPÚDIO, clique no anexo ABAIXO.

Não perca o Fórum EJA responde do dia 18/06 que abordará o financiamento da EJA e FUNDEB

O forúm EJA responde do dia 18 de junho de 2020 abordou a questão do financiamento da EJA e FUNDEB em contexto de incertezas. Venha e assista o nosso canal clicando AQUI.

 

SEGUNDA LIVE DO FORUM EJA/RJ - O "NÃO" LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO REMOTA

A partir das reflexões suscitadas na nossa 1ª LIVE, organizamos essa 2ª conversa. As falas serão organizadas com os questionamentos trazidos por cada um de nós. 

Esta LIVE ocorreu dia 15 de junho de 14:30 às 16 horas.

Divulgue entre seus contatos e reserve esse tempo para refletirmos juntos.

 

Fórum EJA Responde - Reposição e reorganização do calendário letivo da EJA no período de distanciamento social

O Fórum EJA Responde recebe a professora Analise para falar sobre Reposição e reorganização do calendário letivo da EJA no período de distanciamento social.

 

MANIFESTO EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA OS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE NO RIO DE JANEIRO

Acesse o manifesto na íntegra no anexo abaixo do texto.

Os tempos de excepcionalidade nos convocam a debater e refletir sobre demandas antigas com novas roupagens. A educação em contexto de privação de liberdade apresentou avanços nas políticas públicas educacionais, no entanto, quanto questões curriculares e práticas pedagógicas ainda carecem de discussão. O distanciamento social torna urgente esse debate e também nos obriga a pensar sobre como garantir o direito à educação, apesar das dificuldades específicas da educação de jovens e adultos em contexto de privação de liberdade. Nesse sentido, esse manifesto apresenta reflexões de profissionais que pesquisam e atuam nesse campo. Destarte, gostaríamos de afirmar que esse grupo acredita numa política de segurança pública que seja humanista e antipunitivista e que, neste momento, todas as ações deviam se voltar para o desencarceramento da maior parte das pessoas privadas de liberdade. No entanto, diante de um estado punitivista, nos reunimos para propor ações que miniminizem, dentro do possível, os danos causados pelo cárcere. 

PRIMEIRA LIVE DO FORUM EJA/RJ - EJA E DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

O Forum EJA/RJ teve o prazer de convidar a todos a participar da LIVE - Educação de Jovens e Adultos e direito à educação em tempos de pandemia que foi realizado em 18 de  maio de 2020 às 14:30 no canal youtube do Forum EJA RIO. Segue abaixo o jpeg em anexo para divulgação em suas redes sociais.

Clique aqui para se inscrever no canal.

 

DOSSIÊ SOBRE CONSULTA AOS PROFESSORES/AS DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO SOBRE EDUCAÇÃO REMOTA

Consulte o resultado da aplicação do questionário on-line aos professores e professoras da rede estadual do Rio de Janeiro sobre educação remota em anexo.

DOSSIÊ SOBRE CONSULTA AOS PROFESSORES/AS DAS REDES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOBRE EDUCAÇÃO REMOTA

Consulte o resultado da aplicação do questionário on-line aos professores e professoras das redes municipais do Estado do Rio de Janeiro em anexo.

DOSSIÊ SOBRE TERMINALIDADE NO PEJA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Consulte o resultado da aplicação do questionário on-line aos professores e professoras do PEJA/SME/Rio de Janeiro em anexo.

 

O FÓRUM EJA - RJ CONSULTA AS PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Clique AQUI para preencher o questionário

O Fórum EJA /RJ tem procurado acumular discussões pedagógicas e intervenção política em tempo de distanciamento social, e onde a educação tem sido severamente atingida em função da suspensão das aulas presencias. Nesse contexto, as redes públicas de ensino – em práticas pouco dialógicas com as comunidades escolares – tem buscado a implementação políticas letivas de educação remota.

O FÓRUM EJA-RJ CONSULTA AS PROFESSORAS E OS PROFESSORES DO PEJA

Clique AQUI para preencher o questionário

Fruto do acúmulo de discussões sobre as especificidades que a EJA atravessa nesse cenário de distanciamento e os impactos sobre as suas estruturas de oferta, permanência e conclusão, o Fórum EJA/RJ lançou duas notas, uma sobre A IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE EAD PELA SEEDUC/RJ EM TEMPOS DE EXCEPCIONALIDADE e outra sobre A TERMINALIDADE DOS CURSOS DE EJA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Com a proximidade do fim do 1º trimestre letivo do PEJA, a discussão sobre a possibilidade de certificação está posta, tendo sido assunto de reunião da SME, consulta aos Professores Orientadores sobre o número possível de concluintes e tema na pauta do Conselho Municipal de Educação.

Dando continuidade ao movimento do Fórum EJA/RJ junto aos professores do PEJA, iniciado em 2018 com a 1ª Plenária dos Professores do PEJA (em parceria com o SEPE/RJ), construímos este questionário e solicitamos sua ajuda para que possamos alcançar o maior número possível de professores do PEJA. Nosso intuito é realizar uma consulta on-line sobre a possibilidade de terminalidade do PEJA, em maio, para os alunos da rede que se encontram no PEJA II/ Bloco II/ UP3.

CANCELADA a 3ª Plenária do PEJA no dia 20 de março de 2020

A 3ª Plenária do PEJA que ocorreria na UERJ às 18 horas no auditório 111 foi CANCELADA em função das medidas preventivas recomendadas contra o novo coronavírus. Nova data deverá ser definida.

Colegiado ampliado no dia 17 de fevereiro de 2020 na UERJ

Ocorrerá o colegiado ampliado no dia 17 de fevereiro de 2020 na sala RAV 122 12º andar UERJ Maracanã. Contamos com a sua presença

Colegiado ampliado no dia 02 de dezembro na UERJ

Ocorrerá no dia 02 de dezembro o colegiado ampliado do Fórum EJA/RJ. A pauta desse encontro será a avaliação de 2019 e o planejamento de 2020. O encontro ocorrerá, ao contrário do que vem acontecendo, na UERJ, sala 12104, bloco F 12º andar, Maracanã, Rio de Janeiro

XVI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte

Ocorreu entre os dias 18 e 22 de setembro de 2019 o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte. O encontro contou com 15 delegados do Fórum EJA-RJ, mais os delegados de 21 estados que participaram. Este encontro culminou com a carta da Belo Horizonte, que pode ser acessada abaixo.

 

Edição de Novembro do Fórum EJA/RJ

O Fórum EJA/RJ convida a tod@s a participarem do debate intitulado: EJA nos dias atuais: tempo de desmonte, tempo de resistência!. Este evento ocorrerá no dia 18 de novembro de 2019, às 14 horas com lançamento do e-book Educação de jovens e adultos trabalhadores: história, lutas e direito em risco organizado pela Professora Sonia Rummert. Para divulgação, acesse o anexo abaixo:

Conteúdo sindicalizado